-
Arquitetos: YYAA
- Área: 90 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Yohei Sasakura
-
Fabricantes: IOC, NISC
Descrição enviada pela equipe de projeto. No centro de Osaka, muitos projetos estão em andamento para substituir pequenas e antigas casas de madeira por condomínios de grande altura. As cidades estão se tornando mais seguras e eficientes, porém mais inorgânicas e homogêneas.
Os clientes, um casal com a mãe, mora em uma edificação de madeira na qual coexistem um escritório, um depósito e sua residência onde, há muito tempo, dirigem uma empresa de cosméticos. No entanto, o volume apresenta muitos problemas estruturais e de isolamento e não é um local confortável para viver na velhice, por isso, decidiram demolir o edifício e construir um novo.
Discutimos várias vezes o volume de cada espaço, como conectá-los e separá-los, e projetamos uma casa térrea, compacta e fácil de usar, como caixa de ferramentas, com uma planta alongada que se adapta a um longo canteiro. Ela foi coberta com um telhado de aço triangular simples e várias claraboias foram abertas para permitir a entrada de luz natural no interior.
Alargando a cobertura para a rua, melhoramos a visibilidade do escritório e transformamos a entrada num espaço semi-exterior polivalente para descarga, reuniões e manutenção de máquinas. A planta alongada está dividida em um espaço público no lado leste e um escritório no lado oeste, cada um deles conectado à cozinha e sala de jantar.
A cozinha simples de madeira compensada é grande o suficiente para receber a família e amigos, e a sala de jantar tem vista para um pequeno jardim no lado norte. O quarto da mãe fica próximo ao banheiro, e possui todo o necessário para que ela possa morar a uma curta distância do casal.
A nova casa para a família tornou-se exatamente o que eles procuravam. No centro da cidade, esta casa conseguiu ser mais luxuosa que um condomínio.